Nos últimos dias, uma enxurrada de posts reclamando que “todo mundo entende de marketing” tomou conta do LinkedIn. Neles também vem a constatação: marketing não é só fazer post bonito. O que todos têm em comum além da temática? Eles começam com a mesma frase e seguem a mesma linha de raciocínio.
A verdade é que a grande maioria viu o primeiro desses posts viralizar e correu pra IA com o texto original pedindo pra escrever de uma forma que “combinasse mais com o próprio estilo”. Gerando quase uma “trend da revolta”, que além de genérica é previsível e, o pior, automatizada. Quase como a versão em texto de uma dancinha no TikTok.
Mas quem trabalha com marketing, de verdade, sabe que tudo isso vai muito além de um desabafo pronto.
Marketing é entender o negócio, o contexto, o momento. É tomar decisões complexas com base em dados que nem sempre vêm organizados. É entender o que toca o público-alvo, como, onde, e por quê. É pensar com profundidade, ajustar estratégia no meio do caminho, equilibrar curto e longo prazo.
É fazer gestão: de expectativa, de verba, de prioridade. É ter critério para dizer o que vai ao ar, mas também coragem pra barrar o que não vai ser publicado e pra se posicionar sobre o porquê aquilo não faz sentido pro mercado de atuação, e tudo isso não é adquirido com alguns meses de estudos e prática no mercado.
São anos e anos investidos para se criar uma carreira sólida, para se desenvolver habilidades e competências dos mais diversos níveis, e a atualização constante, do mercado, das práticas, das ferramentas e da sociedade está sempre impactando diretamente a área de marketing.
E é justamente essa bagagem construída ao longo do tempo que separa quem repete discursos prontos de quem sabe aplicar, adaptar e sustentar decisões em cenários reais. Não é sobre repetir o que funciona para os outros, é sobre ter capacidade de entender o que funciona para cada negócio e maturidade pra aceitar que sua estratégia precisa ser revisitada e adaptada em cada contexto.
Então, se é pra gente falar sério e discutir sobre marketing, que essa conversa vá além do post indignado com cara de prompt. Porque marketing não é fórmula mágica, não é receita de bolo e muito menos uma frase pronta.
Marketing é uma ciência inexata: é testar e encontrar diferentes resultados para a mesma prática. Marketing é flexibilidade, é saber que de uma hora pra outra o contexto muda, e sua comunicação deve acompanhar.
Marketing é prática, é decisão, é visão de negócio, e principalmente: é gente lidando com gente, com marca e com impacto.
Quem sabe disso não precisa gritar o óbvio aos quatro ventos. Quem confia no conhecimento que carrega só vai lá, faz e colhe os resultados!




Deixe um comentário