Agatha Christie é muito mais que a “Rainha do Crime” — ela é um verdadeiro símbolo para quem ama histórias de mistério que desafiam a nossa massa cinzenta. Eu conheci por conta da minha mãe, e já no ensino médio me deleitava com suas tramas, seus finais, e principalmente, sua engenhosidade.
Suas obras são recheadas de personagens icônicos como Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence, dentre tantos outros, nesse ChristieVerso que aos poucos vamos conhecendo mais.
Já tiveram inúmeras adaptações para cinema, televisão e rádio. Mas aqui vou falar apenas do que foi para as telonas. Pensando nisso, separei aqui os 5 melhores filmes baseados em Agatha Christie na minha opinião (e já vou adiantando que não temos Kenneth Branagh) jus ao legado dessa mestre do mistério.
5. The Mirror Crack’d (1980)
Dirigido por Guy Hamilton, The Mirror Crack’d traz Angela Lansbury (mais tarde conhecida como a implacável Jessica Fletcher em Murder She Wrote), como Miss Marple em uma trama cheia de glamour e intriga. No pacato vilarejo de St. Mary Mead (que gostaria muito que existisse para conhecer), estrelas de cinema invadem o local para gravar um filme… até que um assassinato acontece.
Lansbury domina cada cena com sua astúcia inconfundível, enquanto Elizabeth Taylor e Kim Novak brilham em uma rivalidade que adiciona ainda mais suspense à história.
4. Evil Under the Sun (1982)
Outra direção de Guy Hamilton, Evil Under the Sun é uma verdadeira joia subestimada.
Aqui, a sedutora Arlena Marshall é encontrada morta após despertar ciúmes e rivalidades no luxuoso hotel em que está hospedada. Em meio a traições e ambições ocultas, todos parecem ter algo a esconder. Peter Ustinov interpreta um Hercule Poirot mais incisivo e irônico, em meio ao luxo de um resort à beira-mar.
O elenco estelar inclui Maggie Smith (nossa eterna Minerva) e Diana Rigg (de Game Of Thrones e Doctor Who). Se você gosta de séries como The White Lotus, vai adorar essa versão cheia de veneno, intriga e reviravoltas.
3. Crooked House (2017)
Mais recente, Crooked House (A casa torta) é dirigido por Gilles Paquet-Brenner e entrega um mistério sombrio e cheio de traições familiares.
Aristide Leonides, um rico patriarca grego, é assassinado com veneno em sua excêntrica mansão inglesa. Seus inúmeros familiares, todos com motivos ocultos, se tornam suspeitos. A neta Sophia e seu noivo, Charles Hayward, iniciam uma investigação paralela à polícia.
Em meio a segredos, eles descobrem que o verdadeiro assassino pode estar muito mais próximo do que imaginam. Max Irons e Glenn Close conduzem uma investigação onde ninguém é realmente inocente.
2. Death on the Nile (1978)
Não estou falando do remake com a Gal Gadot não hahaha Esse aqui é dirigido por John Guillermin, e traz mais uma vez o veterano Peter Ustinov como Poirot.
Durante um luxuoso cruzeiro pelo Nilo, a jovem milionária Linnet Ridgeway é assassinada. Cercada de inimigos disfarçados de amigos, cada passageiro guarda um motivo para desejá-la morta. Com paisagens fantásticas, pistas bem escondidas, parece que estamos a bordo daquele mistério da forma sutil que tudo vai sendo apresentado.
Maggie Smith brilha aqui mais uma vez, e o roteiro prende a atenção até o último segundo (literalmente) numa das histórias mais elaboradas da autora.
1. Murder on the Orient Express (1974)
Nenhuma lista dos melhores filmes baseados em Agatha Christie estaria completa sem Murder on the Orient Express, esse aqui é com certeza seria o equivalente ao filme ‘Psicose’ do Hitchcock.
Inclusive fazer uma viagem nesse trem é um dos grandes itens na minha lista de desejos, porque a sensação deve ser tudo e um pouco mais. Como viajar no tempo.
Dirigido por Sidney Lumet, tem o Albert Finney encarnando nosso detetive belga favorito, de um jeito elegante e espirituoso. Aqui o visual luxuoso do trem contrasta de forma impactante com o assassinato brutal a bordo. Com um elenco estelar que vai de Norman Bates até 007, é um filme mega necessário para assistir nesse feriado.




Deixe um comentário