Não conseguiu acompanhar o primeiro dia do Race Weekend?
Se liga no resumo:
O dia começou com a Free Practice da F3. Foi uma FP tranquila, muitos pilotos viram a ponta da tabela.
Mas, mantendo o padrão, Rafa Câmara fez o melhor tempo e liderou mais uma FP.
Com isso, até o o momento, ele liderou todas as FPs da F3 do ano.



Depois foi a vez dos 22 pilotos da F2 irem para a pista e realizar sua Free Practice, que para os padrões da F2, foi bem tranquila. Sem grandes intercorrências.
O que chamou atenção foi o líder do campeonato Richard Verschoor ter um carro com problemas de acerto e ficar no final da tabela.
Quem liderou a FP foi o aluno mais fiel do Amaury Cordeel, o Messias do caos: Alexander Dunne.


Finalizando a manhã italiana, os pilotos da F1 foram para pista realizar a Free Practice 1.
A FP1 foi liderada pelo piloto australiano Oscar Piastri.
Seu companheiro de equipe, Lando Norris, teve uns problemas no carro e não gostou de ver seu companheiro de equipe mais uma vez a sua frente!
Franco Colapinto prometeu TUDO e entregou NADA nessa reestreia, fazendo um péssimo retorno a categoria!
Gabriel Bortoleto forçou o carro ao limite e foi de encontro ao muro, ocasionando uma REDFLAG!

Mas antes disso, marcou um tempo que o deixou à frente do companheiro de equipe e foi o rookie melhor posicionado. Finalizando a FP1 com a sua melhor colocação em FP na F1.
Pela primeira vez, Isaack Hadjar chegou atrás do seu companheiro de equipe, Liam Lawson.
A Free Practice foi marcada por vários rádios de reclamações da Ferrari e Redbull, que tiveram vários problemas com os carros.
A FP1 terminou sob regime da REDFLAG e a Williams do Sainz em terceiro foi uma grata surpresa.
O perfil oficial da F1, ao divulgar o resultado da Free Practice 1, brincou com o codinome que o Max Verstappen usou em testes de outra categoria. Sendo assim, vocês podem perceber que o 7º lugar na tabela é de um piloto não conhecido na categoria

Durante o início da tarde italiana, os 30 pilotos da F3 voltaram para pista, dando início a terceira Qualifying do ano.
A Qualifying foi dominada pelo piloto brasileiro Rafa Câmara.
Durante o segundo stint, Tasanapol Inthraphuvasak rodou, foi de encontrou ao muro e a Qualifying foi parada por conta da REDFLAG.

Após isso, a Trident demorou de levar seus pilotos pra pista, deixando todo o fã brasileiro nervoso.
Rafa então foi pra pista e em sua primeira tentativa de volta, foi atrapalhado pelo tráfego.
Em sua segunda tentativa, se recuperou e garantiu sua terceira pole Position na temporada.
Com isso, Rafa é o único piloto esse ano que ficou no topo na categoria. Tanto em FP, como em Qualifying.
Ele detém até o momento todas as poles, vitórias em feature races e fastests laps.
Em sua rookie season, ele já iniciou a temporada marcando um recorde com as 3 poles seguidas.



Após a Qualifying da F3, foi a vez dos pilotos da F2 dominarem o circuito em busca do melhor lugar de largada.
No primeiro stint da Qualifying, o clima esquentou entre os pilotos da academia de pilotos da Redbull, Arvid Lindblad e Oliver Göethe. Tendo muitas reclamações no rádio! Fora isso, não teve grande intercorrências!
No entanto, após a troca de pneus, quando os pilotos estavam abrindo suas primeiras voltas rápidas do segundo stint, o piloto Kush Maini- provando mais uma vez que está na hora de dar tchau a categoria- bateu de forma violenta, causando uma REDFLAG.

No momento do incidente, muitos pilotos ainda não tinham feito a volta do segundo stint e foram prejudicados. Entre eles, os líderes do campeonato.
O líder do campeonato, Richard Verschoor passou muita dificuldade com o carro da MP nesse primeiro dia e com a RedFlag, foi ainda mais prejudicado.
Para não atrasar a programação do dia, faltando 5 minutos para o encerramento do tempo e ainda sob o regime da RedFlag, a Qualifying foi finalizada.
Maini finalizou em P9, se beneficiando da inversão de grid amanhã- se não tomar nenhum penalty por ter atrapalhado a quali-
E a pole position ficou com nosso ministro da defesa: Dino Beganovic.

Dino, ano passado-após finalizar a temporada na F3- e passar a integrar o grid da F2 no final da temporada, ajudou MUITO o Bortoleto. As atitudes dele em pista, permitiram que Gabriel administrasse a vantagem que tinha. Coisa que Maini, que era companheiro de equipe de Gabriel, não fez!


Para finalizar o primeiro dia do RaceWeekend, a F1 voltou ao cockpit e realizou a Free Practice 2.
Marcada pela dominância da McLaren, e a Ferrari dando trabalho com ambos os carros apresentando problemas- Leclerc com a estabilidade, Hamilton com os freios.
A FP2 teve seu destaque com Gasly garantindo um P3 nessa sessão (O que será que o Briatore usou pra envenenar esse carro?) e os 4 carros do grupo Redbull (as duas Redbulls e as duas VCARBs) tendo um excelente desempenho em vista do que foi feito na FP1.
O piloto francês, Isaack Hadjar, rodou e foi parar na caixa de brita, faltando poucos minutos para o final da FP2.
Mesmo com essa intercorrência, o piloto chegou à frente de Yuki Tsunoda e Liam Lawson.
A prova foi finalizada em regime de RedFlag e os pilotos voltaram a pista apenas para treinar largada.
O piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, marcou um tempo melhor e ficou novamente na frente do seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg.

Como o Grand Prix é na Emilia-Romagna e na Itália tudo acaba em pizza, os team principal e CEOS se juntaram em um jantar no fim do primeiro dia do RaceWeekend.

Depois desse primeiro dia, marcado por REDFLAGS em momentos decisivos, escapadas de pistas e muitas equipes sem acertar o carro é hora de descansar. Pois, amanhã tem mais!
Lembrando que amanhã a F2 e a F3 terão suas Sprint Race. Essas corridas curtas, tem as primeiras posições do grid invertida (Os 12 primeiros na F3 e os 10 primeiros na F2) e tendo uma pontuação menor, os pilotos se soltam mais, entregando mais entretenimento. Além disso, a F1 volta ao paddock para a Free Practice 3 e a Qualifying.
Se liga na programação pra não perder nada:
Saturday (sábado)
F3- Sprint Race: 05h05
F1- Free Practice 3: 07h30
F2- Sprint Race: 09h15
F1- Qualifying: 11h




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