Resumo da Chel- Emilia-Romagna Grand Prix: Day 3

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5–8 minutos

O dia- ou melhor, a madrugada no Brasil- começou com a Feature Race da F3.

O piloto brasileiro que largou na pole position, perdeu a pole na largada. Mas recuperou durante a prova e liderou por 18 voltas. No entanto, com a disputa pela posição, Rafa não conseguiu administrar bem os pneus e no final, ficou sem pneu, sendo ultrapassado pelo Ramos e pelo Noah. E tomando praticamente 6 segundos do Noah, que era o segundo colocado.

A Feature Race, marcou uma prova limpa, sem acidentes. Os dois pilotos que abandonaram a prova, foi por problemas no carro.

Para retirada do carro do Ivan Domingues, foi necessário um Virtual Safety Car e isso ajudou na sobrevida dos pneus dos pilotos.

O destaque de hoje foi o Santiago Ramos, que fez uma excelente estratégia para garantir a vitória nessa corrida muito disputada e repleta de ultrapassagens!

Além disso, marcaram pontos:

E a prova finalizou do seguinte jeito:


Os brasileiros, já acostumados a ouvir o hino do Brasil aos domingos e ver o Rafa no lugar mais alto do pódio, estão tristes hoje!

Mas o Rafa fez um bom trabalho. E garantiu o pódio!

Além disso, garantiu pontos importantes e se mantém líder isolado do F3 Pilots World Championship. Ele tem uma vantagem de 21 pontos para o segundo colocado.

Dito isso: SEGUE O VICE! Pois o líder é brasileiro e tá desparadoooo!

Dando sequência na programação, foi a vez dos pilotos da F2 assumirem o cockpit e disputarem a Feature Race.

Já na Formation Lap, tivemos a certeza que a prova seria caótica!

Montoya não consegue dar partida no carro pra Formation Lap, sendo assim, ele precisou largar do box.


Enfim, a largada acontece e Beganovic larga bem, sofrendo pressão do Fornaroli- que estava largando em P3 e tentou pegar a posição.-

Ao passo que os rookies estavam largando bem, Victor Martins não consegue largar. Mas não abandona a prova. Ele foi direcionado ao box e começa a prova levando uma volta do líder.

Durante a largada, Verschoor, Pepe Martì, Dürksen ganharam muitas posições.

Em contrapartida, Sami Maguetounif vai pela brita.

Durante as voltas 6 e 7, os pneus super softs já estavam muito desgastados e muitos pilotos foram aos boxes para trocar de composto.

Nessas trocas, tivemos um erro de pit da Invicta, que colocou o Fornaroli em maus lençóis.

Quem também teve problemas após a troca de composto, foi o Dino Beganovic. Ao sair do box, seu companheiro de equipe Luke Browning-ainda de pneus frios- joga o Beganovic pra fora da pista em uma disputa por posições. Disputa essa, que devia ter tido interferência da equipe. Pois, além de ajudar no desgaste excessivo dos pneus, poderia comprometer os 2 carros.

Mas parece que, ao invés de auxiliar os pilotos, a equipe estava mais preocupada com seus problemas fora da pista.

E para finalizar as paradas caóticas, Cian Shields tomou um penalty de 5 segundos por infringir a velocidade do PitLane.

Sami Meguetounif não estava pra brincadeira e quis causar mais uma vez na corrida. Ele jogou Rafael Villagómez para fora da pista, danificando severamente o carro do piloto da VAR.

Para a retirada do carro de Villagómez, foi necessário o Safety Car na pista.

Durante a corrida, os problemas no carro do holandês Richard Verschoor voltaram e ele passou dificuldade enquanto escalava o pelotão. Mas no final, ganhou 10 posições- largou de P19 e chegou em P9- e ainda conseguiu chegar na pointzone.

Outro que fez uma excelente prova de recuperação, foi o piloto Victor Martins. ⁠Ele iniciou a prova uma volta atrás e garantiu um P12 como resultado.

O piloto indiano Kush Maini, teve problema com o carro nas últimas voltas e por pouco, não precisa abandonar a prova.- carma, talvez?-

Essa corrida, repleta de disputas e ultrapassagens, teve como grande vencedor o Messias do Caos, Alexander Dunne e um pódio apenas com rookies!

Pontuaram na corrida:

E o restante do grid ficou da seguinte forma:

Após a corrida, o site da F2 liberou uma nota informando que o piloto Rafael Villagoméz sofreu um penalty por conta do acidente envolvendo Sami Meguetounif.

Sendo assim, no próximo RaceWeekend, ele sofre a perda de 5 posições no grid.

Pra finalizar a categoria, a F2 deixa Imola com um novo líder no F2 Pilot World Championship:

Fechando o RaceWeekend, a F1 foi pra pista para corrida.

Na largada, Max Verstappen, Oscar Piastri e George Russell largam bem. Numa disputa tripla pela primeira posição, Max Verstappen leva a melhor e começa a liderar a prova já na primeira curva.

Essa prova, foi marcada por péssima estratégia de pneus e pit stops muito ruins, que fizeram os pilotos perderem um tempo precioso na corrida.
A melhor estratégia para a corrida, foi a de quem largou de pneus hard-duro.- Os demais, fizeram paradas muito cedo.

Na volta 29, o carro do Esteban Ocon deu pane e teve um Virtual Safety Car para que fosse retirado da pista. Esse VSC atrapalhou alguns pilotos, como Charles Leclerc, que haviam parado pouco antes de sua entrada em pista e tiveram uma perda maior de tempo no box.

O piloto da Mercedes George Russell passou mais da metade da corrida reclamando do carro. Ele, inclusive, puxou a fila de pilotos que fizeram a primeira parada cedo demais.- E a Mercedes ainda liberou os dois pilotos do box de forma duvidosa-

No final, o carro com problemas era o do Kimi Antonelli, que parou no meio do circuito e precisou da intervenção do Safety Car para retirada.

Assim como aconteceu na Qualifying, demoraram muito para retirar o carro, mantendo a corrida muito tempo sob o regime do Safety Car. O que atrapalhou muitos pilotos na disputa por posição. Em contra partida, alguns pilotos voltaram aos boxes para mais uma troca de composto.

Após a saída do safety car, a corrida seguiu seu ritmo e Lando Norris- que trocou os pneus durante o Safety Car- ultrapassou seu companheiro de equipe Oscar Piastri- que não trocou.-

Essa corrida, foi uma prova de recuperação para os pilotos da Ferrari. Charles Leclerc, que largou em P11, chegou a conseguir um P4. Mas finalizou a prova em P6.

Enquanto Lewis Hamilton, largou de P12, fez uma boa estratégia de pneus, escalou o pelotão e garantiu o P4 como resultado.

Nas últimas voltas, Leclerc foi investigado por jogar Albon pra fora da pista. A Ferrari mandou ele devolver a posição. Mas o movimento do Leclerc foi legal. A decisão-precipitada, mas coerente- da Ferrari, foi pra evitar um penalty de 10s.

Quatro pilotos que se destacaram por fazer uma corrida positiva foram Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda- que depois da batida de ontem, largou do PitLane e conseguiu chegar na pointzone- e principalmente Alex Albon- que garantiu um P5 como resultado.

A corrida finalizou com vitória do piloto holandês Max Verstappen

Pontuaram os pilotos:

E o resultado final da corrida foi:

A F1 se despede da Emilia-Romagna com mudanças no top 10 do F1 Pilot World Championship. Mas mantendo o líder!

E se você não conseguiu acompanhar o RaceWeekend, você pode encontrar o resumo dos dois primeiros dias por aqui:

Dia 1: https://vozesdasnossascabecas.com.br/2025/05/16/resumo-da-chel-emilia-romagna-grand-prix-day-1/

Dia 2: https://vozesdasnossascabecas.com.br/2025/05/17/resumo-da-chel-emilia-romagna-grand-prix-day-2/

E o resumo geral dos 3 dias pelo Instagram: https://www.instagram.com/reel/DJz-pmlSqKd/?igsh=MXFsZ2xjYzVqcjR4ag==

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