Chel no Grid da História – Edição Grand Prix de Monaco

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A F1, F2 e F3 desembarcam em Monaco para o oitavo RaceWeekend do ano. E o Chel no Grid da História de hoje traz informações sobre o GP mais histórico e controverso do calendário.

O Grand Prix de Monaco é considerado uma das corridas de maior prestígio do automobilismo mundial. Junto com as 24h de Le Mans e as 500 milhas de Indianapolis, são chamadas de Tríplice Coroa do Automobilismo. Ganhar qualquer uma delas, traz um grande prestígio.

Monaco é o primeiro circuito de rua a entrar no calendário, lá em 1950. Mas, a primeira prova extra-oficial foi realizada em 1929.

Virou uma constante no calendário em 1955 e não foi realizada em 2020, em decorrência da COVID19.

Ao todo, foram realizadas 81 provas nesse circuito, sendo 70 delas, oficiais.

Esse Grand Prix não tem muito movimento em pista e é decidido, em grande parte, pela estratégia de box e pneus.

O circuito roda toda cidade de Monte Carlo e é conhecido por suas ruas estreitas e de difícil ultrapassagem.

Para se ter uma noção, a última ultrapassagem pela liderança nesse circuito aconteceu em 1996, onde Damon Hill ultrapassou Jean Alesi em pista e assumiu a pole na corrida. E a ultrapassagem foi tão prejudicial, que o carro dos dois quebraram e a vitória ficou com o francês Olivier Panis-em uma prova recheada de DNF, onde apenas 3 carros cruzaram a linha de chegada-

Falando do Circuito, são 2.073 milhas (3.337km), 19 curvas e uma área de detecção do DRS.

A corrida da F1 tem 78 voltas.

Já a F2 e a F3, além de ter seu RaceWeekend iniciado e seu grid dividido na metade para a Qualifying- sendo ela, realizada em dois grupos (A & B)- tem duas corridas com menos voltas que a prova da F1.

Essa divisão na Quali, é pra evitar impeding, já que as line ups das categorias tem mais pilotos. -22 pilotos na F2 e 30 pilotos na F3-

A divisão do grupo é definida de acordo com a Free Practice realizada na quinta-feira.

Então, as provas da F2 e F3 terão a seguinte quantidade de voltas:

F3- Sprint Race: 23 voltas

F3- Feature Race: 27 voltas

F2-Sprint Race: 30 voltas

F2-Sprint Race: 42 voltas

Falando dos recordes da F1…

O piloto com mais vitórias é o brasileiro Ayrton Senna, com 6 vitórias. Senna também, é o piloto com mais pole position nesse circuito, 5 poles position. Com isso, ele é conhecido como Rei de Monaco.

A equipe com mais vitória é a McLaren, com 15 vitórias.

O piloto que detém os recordes de tempo é o Lewis Hamilton. Sendo o recorde da pole Position marcado em 2019 com o tempo de 1:10.166 e o recorde na Fastest Lap na prova, marcado em 2021, com o tempo de 1:12.909.

Em sua primeira edição oficial (1950), o Grand Prix de Monaco teve como pole Position e grande vencedor o piloto argentino Juan Manuel Fangio, que dominou a prova, liderando de ponta a ponta, marcou a Fastest Lap e garantiu o Grand Chelem.

Juan Manuel Fangio

Em sua última edição, no ano passado, quem marcou a Fastest Lap da prova foi o piloto Lewis Hamilton com o tempo de 1:14.165.

Mas o grande destaque dessa edição foi o piloto da casa, Charles Leclerc. O piloto monegasco, que largou da pole postion, venceu pela primeira vez em casa, quebrando um tabu e jejum que o acompanha desde as categorias de acesso.

A emoção foi tão grande, que sobrou banho de champanhe até pro príncipe de Mônaco!

Na edição de 2025 do Grand Prix de Monaco, para dar mais movimento a corrida e aumentar a competitividade, a FIA junto com a Pirelli, adicionou mais um pitstop obrigatório. Sendo assim, todos os pilotos terão que ir obrigatoriamente 2 vezes aos boxes trocar pneus.

Pneu branco- Hard/ Pneu medium- amarelo/ Pneu Soft- vermelho

Para essa corrida, a pirelli- assim como em Imola- trouxe sua gama mais macia de pneus C4 (hard), C5 (medium) e C6 (soft).

A previsão do tempo pro RaceWeekend é instável. Há previsão de chuva e tempo fechado na quinta, 40% de chance de chuvas no sábado. E na sexta e domingo, o tempo se mantém firme e com baixa possibilidade de chuvas (20%)

E para você, que assim como eu, não quer perder nada desse GP histórico, onde teremos novamente 2 brasileiros em pista, se liga na programação:

Ah! É válido lembrar que para aqueles que acompanham a transmissão brasileira do automobilismo, neste RaceWeekend, terá uma participação especial de Galvão Bueno como comentarista.

Galvão, que narrou anos do automobilismo, foi a voz de notícias feliz e tristes e marcou gerações que acompanha o esporte. Vale a pena conferir essa volta – mesmo que momentânea – dele ao esporte.

Depois disso tudo… E aí? Qual sua expectativa pro Grand Prix de Monaco?

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