Resumo da Chel- Edição: Grand Prix de Monaco- Day 1

By

·

6–9 minutos

Não conseguiu acompanhar os acontecimentos do primeiro dia? Se liga no resumo:

Eu preciso começar falando sobre ontem. Afinal, para os pilotos da F2 e da F3, o RaceWeekend começou com a Free Practice ontem.

As sessões foram marcadas por muitos impedings.

Na F3, por conta do modelo do carro, foi ainda mais difícil. Com o novo asfalto, as ruas estreitas e a grande quantidade de carros em pista, foi sofrido ver eles penando para fazer uma volta.

Na F2, os meninos tiveram muita dificuldade em marcar tempos-mesmo com pneus super softs-

Por conta da quantidade de carros na pista, estava tendo muitos impedings.

Para consagrar seu posto como líder no campeonato, Alexander Dunne mostrou certa dominância. Ao lado dele, Victor Martins trouxe toda experiência dele e deu canseira no Dunne.

Os comentaristas da F1TV, colocaram certa pressão no Sebastian Montoya, já que o pai dele venceu com a F1 em Monaco. Os olhos estavam sobre ele.

O primeiro problema do treino veio com a Yellow Flag causada pela escapada de pista do Jak Crawford.

Na realidade, muitos pilotos tiveram suas voltas deletadas por TRACK LIMITS.

A segunda Yellow Flag da FP ficou por conta do Esterson, que saiu da pista na curva da igreja e resolveu ir rezar. – os Marshalls pediram para ele voltar pro carro pra ajudar na manobra para retirada da pista.-

Pouco tempo de pista liberada, Fornaroli travou os pneus dianteiros e deu uma mega rodada, causando mais uma Yellow Flag.

E foi aí, que o precursor do caos, o professor na escola de infrações em pista, Amaury Cordeel deu um senhor beijo no muro. Com isso, foi acionada a RedFlag no circuito.

Essa REDFLAG, atrapalhou a volta do piloto italiano Gabriele Minì- que ganhou em Mônaco pela F3 por 2 anos seguidos (2023 e 2024)-

A pista foi liberada depois de poucos minutos- as equipes que trabalham nas provas em Mônaco são incríveis! Eles fazem os trabalhos MUITO rápido!-

Faltavam pouquíssimos minutos pra acabar a FP e o Jak Crawford teve um fair play incrível! Na última volta rápida, ele deu passagem pro Minì- abortando a própria volta- pra não atrapalhar a volta do Minì.

A FP finalizou com o Martins tirando uma volta da alma e garantindo o P1 da Free Practice.

E pra encerrar o primeiro dia, os carros do Browning e do Staněk foram de arrasta- e as equipes tiveram que ir pro meio da pista dar uma chupeta-

Agora vamos falar da sexta? A gente nem tinha acordado direito e a Qualifying da F3 já tava começando.

O primeiro grupo foi pra pista e realizaram a Qualifying com muita dificuldade. Eram muitas reclamações de impedings e muitos carros escapando da pista.
O grupo A teve uma qualifying tranquila, sem intercorrências.

Já o grupo B, teve uma RedFlag causada pelo Badoer e a quali foi paralisada por dois minutos para retirada do carro.

Logo após o retorno, Callum Voisin escapa da pista e tem uma Yellow Flag, obrigando todos a diminuírem a velocidade novamente.

Rafa foi atrapalhado em suas voltas, principalmente na última. E no final, ainda foi punido com três posições no grid por infringir a REDFLAG. Com isso, ele vai largar de P11 na Feature Race – e em P8 na Sprint-. Agora é focar em conseguir o máximo de pontos nas 2 corridas.

A Qualifying foi finalizada com o grupo A sendo mais rápido que o B. Sendo assim, na Feature Race, eles ficarão com o lado ímpar do grid- e o grupo B com o par.-

Lembrando que amanhã na Sprint Race, eles tem os 12 primeiros lugares do grid invertido.

Iniciando sua participação no Race Weekend, a F1 chegou às ruas de Monte Carlo para a Free Practice 1.

E pra ser batizado em mais um ano em sua Home Race, Leclerc já começou o dia escapando da pista.

Os pilotos vinham reclamando muito do tráfego. E com poucos minutos de FP1, Stroll voltou pra sua skin favorita e Strollou!

Ele fez um movimento na pista, que causou uma senhora panca entre ele e o Leclerc- Lance Stroll sendo Lance Stroll-

Essa batida destruiu a asa do carro do Charles. E trouxe ainda mais prejuízo pro Lance, que não conseguiu voltar pra pista durante a sessão. E recebeu um penalty de 1 posição no Grid de largada e a perda de 1 ponto na superlicença.

Essa colisão causou a REDFLAG da FP1.

Após a REDFLAG, os carros voltaram pra pista- inclusive o Leclerc-

E aí, tivemos muitos acontecimentos: Bortoleto dando impeding no Verstappen mais de uma vez, muitos pilotos escapando da pista…

E ao que parece, todos os pilotos estão insatisfeitos com seus carros, pois todos deram uma saidinha de pista pra ir abençoar o carro- inclusive o Bortoleto fez questão de passar lá com a Sauber e pediu até pra benzer o carro-

Brincadeiras a parte, Leclerc mostrou pra que veio e mesmo reclamando muito da sua Ferrari após a batida, conseguiu o melhor tempo do FP1.- será que a passadinha na igreja surtiu efeito?-

E então, foi a vez da Qualifying da F2.

O grupo A foi pra pista com dominância do Victor Martins, com voltas e tempos voadores.

Minì mostrou pra que veio e encaixou uma volta excelente-provando a técnica que o fez ganhar 2x seguidas em Mônaco.

Martins fecha a quali do Grupo A com uma volta voadora e garantindo- momentaneamente- a pole Position de domingo.

Como de se esperar em Mônaco, muitos impedings e escapadas de pista.- todos queriam dar uma saidinha pra ir na igreja-

E essa passadinha é fundamenta quando se tem Alexander Dunne no mood messias do apocalipse em pista.

Dunne conseguiu se envolver em CINCO- isso mesmo,meus amigos, CINCO- situações perigosas durante os 15 minutos da Qualifying.

Em uma delas, houve um enrosco pesado dele com o Rafael Villagoméz- que foi de encontro ao muro, dando uma senhora panca!- e acionando uma REDFLAG.

Alex foi investigado por essa situação com o Rafael, mas foi considerado incidente de corrida!

Richard Verschoor, estava dando tudo de si pra largar bem e conseguir recuperar a liderança do campeonato. Mas, infelizmente, ele não conseguiu o resultado esperado.

A quali teve um expectador muito importante: ⁠Pablo Montoya foi acompanhar o filho Sebastian, colocando aquela pressão extra no RaceWeekend dele – e trazendo certo azar. Pois, na última volta rápida, Sebastian deu um senhor beijo no muro e ficou com o carro pregado lá. (O piloto tá bem. Já não posso falar o mesmo do emocional- e do carro!-)-

E numa volta voadora, por 3 milésimos Alex Dunne tirou a pole do Martins.

Sendo assim, no domingo. O grupo B larga nos lugares ímpares e o grupo A nos pares.

Amanhã, na Sprint Race, os 10 primeiros tem posição invertida no grid!

Pra finalizar a sexta-feira movimentada em Mônaco, a F1 voltou a pista para a Free Practice 2.

E com menos de 8 minutos da Free Practice 2, Isaack Hadjar panca o muro e aciona uma REDFLAG.

Mesmo assim, ele consegue levar- de forma lenta- seu carro pro box. E após alguns minutos com os mecânicos, ele volta a pista.


Entre muitos impedings, saídas e visitas à igreja, foi a vez de Oscar Piastri meter um beijo no muro. Piastri largou a asa dianteira do carro lá e voltou pros boxes.

Com isso, mais uma REDFLAG foi acionada, para tirar a asa e reparar a proteção de pneus. – enquanto isso, os mecânicos da McLaren reajustavam e reparavam o carro do Piastri-

E miséria pouca, nesse momento Oliver Bearman acaba infringindo a REDFLAG, realizando uma ultrapassagem no piloto espanhol Carlos Sainz, passando a ser investigado. – essa infração rendeu a Ollie um penalty de 10 posições no grid e 2 pontos na superlicença.

Os carros voltaram para pista e o Alonso mostrou seus talentos, ou melhor: O que o Newey fez com o carro do Alonso? Foi só o mago se aproximar pro carro funcionar!

Então, tivemos a segunda batida do Hadjar que nos rendeu um “I’m Stupid.” bem ao estilo Charles Leclerc e uma Yellow Flag.

Ele conseguiu levar o carro pro box, mas não conseguiu voltar a pista para finalizar a FP2.

FP2 que finalizou com o monegasco novamente no topo, e como a Ferrari gosta de deixar o ferrarista sonhar, Hamilton fez companhia a ele com um P3. E o P2 ficou por conta de Oscar Piastri e sua McLaren.

Gostou das emoções do primeiro dia?

Se liga na programação de amanhã pra não perder nenhum detalhe!

Saturday (sábado)

F3- Sprint Race: 05h45

F1- Free Practice 3: 07h30

F2- Sprint Race: 09h15

F1-Qualifying: 11h

Deixe um comentário