O que StoryBrand e futebol têm em comum?

CategorIes:

By

·

4–5 minutos

Se você acha que para começar a aprender e aplicar uma metodologia de marketing será preciso horas de estudo tedioso e complexo, esse post vai te provar que não é bem assim e que, com futebol fica ainda mais fácil.

O StoryBrand é uma progressão natural do Storytelling, principalmente quando seu objetivo é a conversão. E é aqui que você começa a se perguntar o que tudo isso tem a ver com futebol.

A resposta é simples, se antes de escalar o time o técnico precisa escolher o esquema tático; no marketing você precisa escolher muito bem a estratégia que irá aplicar em cada momento da sua comunicação.

Framework SB7 como base da estratégia

Às vezes, tudo que a gente precisa para aprender um novo método, é olhar para ele de outra forma. Quando Donald Miller nos apresentou o StoryBrand, ele fez questão de estruturar o framework SB7 para facilitar a aplicação do método em larga escala.

Ainda assim, pode ser difícil compreender de primeira, e por isso eu tenho o hábito de traçar paralelos com assuntos que eu gosto muito e tenho um pouco mais de conhecimento. Foi assim que percebi que SB7 nada mais é do que um esquema tático.

Passo 1 – O cliente e seu desejo

O primeiro passo é identificar quem é nosso cliente e quais os desejos dele que podemos suprir, e aqui o que importa é o ser humano por trás da decisão de compra, mesmo quando falamos em B2B.

No esporte identificar essa persona é bem fácil, trata-se do torcedor que deseja ver seu time sempre ganhando jogos e colecionando títulos ou no mínimo brigando por eles.

Passo 2 – O problema

Lembra que eu falei que o Storybrand é evolução natural do Storytelling? Então, toda boa história precisa de um vilão, e no nosso caso ele vai ser o problema, e a descrição dele precisa ser impactante o suficiente para que solucioná-lo seja essencial.

No futebol isso pode ser uma derrota dolorosa, como o jogo LDU 3×0 Palmeiras, que ocorreu em Quito na semifinal da Libertadores 2025, ou a indisponibilidade de um jogador chave do elenco, seja por lesão ou por ter sido vendido.

Passo 3 – Apresente o Guia

Aqui chegou a hora de se apresentar como guia, que não só entende a dor do seu cliente, como também tem muita autoridade e confiança para trazer uma solução.

Ainda olhando para LDU x Palmeiras, Abel se posicionou como esse guia, e puxou para si a responsabilidade de montar um plano para a virada. Ainda no período entre jogos as redes sociais do Palmeiras reforçaram a autoridade do português quando o assunto é alcançar títulos, e que por isso ele está à frente da equipe há 5 anos.

Passo 4 – O plano

O plano precisa cumprir alguns requisitos, como ser claro, ter etapas bem definidas e demonstrar que, quando bem aplicado, o resultado final é o sucesso maior do que apenas a resolução do problema inicial.

Aqui o Palmeiras tem diversos momentos que seriam exemplos perfeitos, mas escolhi trazer apenas dois. As declarações de Abel após o histórico returno do Brasileirão 2023, onde ele deixou claro que o plano era tratar cada jogo como uma final para buscar o título. E mais recentemente, as declarações após o jogo da LDU: onde ele disse com confiança que 90 minutos no Allianz Parque é muito tempo.

Esse sentimento de confiança se espalhou pela torcida e pelos jogadores, e é exatamente isso que o plano precisa fazer pelo seu cliente.

Passo 5 – Convite para ação

Esse aqui já é um velho conhecido dos profissionais de comunicação, sabe aquele momento em que você induz a pessoa a entrar em contato ou agendar uma visita? É ele mesmo, aqui não tem segredo é só ser claro e direto.

No futebol, ele quase sempre é um pedido por apoio incondicional da torcida, para que compareça ao estádio, cante sem parar e acredite no time até o último segundo.

Passo 6 – O fracasso é evitado

Sabe aqueles vídeos e entrevistas que além de pedirem o apoio, falam que essa energia é muito importante dentro do campo para trazer a vitória?

Então, é esse sentimento que queremos evocar no cliente, que se ele seguir o nosso plano e fizer a parte dele de obedecer o CTA, o problema dele será solucionado.

Passo 7 – O sucesso em evidência

Aqui é a hora que você vai reforçar seus cases de sucesso, e vai adicionar ainda mais confiança ao seu produto/serviço, mostrando que com ele a dor será resolvida.

Após cumprir todos os outros requisitos, Abel prometeu uma noite mágica no jogo de volta, que todos correriam atrás de mais uma virada histórica para o time.

Conclusão

Seja na arquibancada ou no escritório a mente humana sempre busca a versão da história que passa mais confiança e credibilidade.

Para o Palmeiras, ambos foram construídos durante os cinco anos sob o comando da comissão portuguesa, onde viradas sensacionais e títulos desacreditados foram conquistados mais de uma vez.

Já para os profissionais de comunicação, é necessário encontrar em cada marca os elementos que vão agregar essa confiabilidade, e colocar eles em evidência de forma coerente com a estratégia escolhida.

Deixe um comentário