A F1 e a F1 Academy desembarcam em Miami, Florida, USA para o sexto raceweekend do ano.
E o Chel no Grid da história de hoje vai trazer alguns fatos sobre o Grand Prix.
As primeiras negociações para inclusão dessa etapa no calendário foram em 2018 e a categoria visava a realização da primeira prova no ano de 2019 ou 2020.
No entanto, a proposta foi recusada pelos dirigentes da cidade.
Uma nova tentativa foi feita, um novo local sugerido. Com inclusão no calendário em 2021.
A nova proposta foi aceita. Mas por conta da pandemia e redução do calendário, a inclusão só ocorreu em 2022.

O autodromo fica no entorno do Hard Rock Stadium, palco de jogos da NFL e de outros esportes tipicamente americanos. Essa escolha se teve- em grande parte- pois, o dono do estádio é um mega entusiasta do esporte.
E falando do circuito, são 3.363 milhas (5.412km), 19 curvas e 3 zonas de detecção do DRS.

Em seu ano de estreia, o Grand Premio teve como Pole Position, o piloto da Ferrari Charles Leclerc e como grande vencedor, o piloto da Redbull, Max Verstappen- que também marcou a fastest lap da prova.

Em sua ultima edição, teve como pole position, o piloto Max Verstappen e quem marcou a fastest lap foi o piloto da McLaren, Oscar Piastri.

A edição de 2024, marcou a primeira vitória de Lando Norris na categoria, depois de 150 corridas.
Após o Miami GP de 2024, nunca mais pudemos chamar ele de Lando NoWins.

Falando sobre os recordes do circuito, a Redbull é a equipe que detém mais vitórias (2 vitórias), o piloto com mais vitórias é Max Verstapeen (2 vitórias), quem detém a fastest lap do circuito é o Oscar Piastri (2024-volta -1:30.365) e o melhor tempo de pole position é do piloto Max Verstappen (2024-1:27.444)

Para o GP realizado esse ano, a Pirelli resolveu trazer uma gama intermediaria de pneus. Sendo o C2 o Hard (duro), o C3 o medium (médio) e o C4 o soft (macio).

As condições climáticas durante as sessões do fim de semana se mantém estáveis e com tempo firme. Sem grandes previsões de chuva.

Esse race weekend, é um dos seis no ano, que terá sprint race.
A Sprint Race, é a corrida mais curta realizada no sábado.
Então os pilotos darão as 57 voltas da Feature Race no domingo e as 23 voltas da Sprint Race de sábado. Além disso, as meninas da F1 Academy, terão duas provas de 13 voltas.

É válido lembrar que em Miami teremos 3 brasileiros pra acompanhar em pista: Gabriel Bortoleto, na F1; Rafaela Ferreira e Aurelia Nobels na F1 Academy.


Esse Miami GP promete muitas emoções…
E pra você que assim como eu, não quer perder nada, se liga na programação:





Deixe um comentário